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REVIEW | STARFIELD

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Começar a revisão de um jogo como Starfield é, por si só, uma tarefa formidável. A escala imensa do jogo e a complexidade dos seus sistemas entrelaçados tornam essa missão desafiadora, tanto que essa é a review mais difícil que já escrevi em toda a minha carreira como reviewer e tive que pedir ajuda do meu editor para complementar, pois depois de tudo que eu escrevi eu ainda achei que ela me parecia incompleta e que havia necessidade de algo a mais. Geralmente eu costumo dividir minhas análises em seções, mas muito pouco sobre Starfield pode ser discutido de forma isolada.

Jogar da forma que você quer é comum em Starfield, com certeza, mas um com o qual nunca concordei totalmente na maioria dos jogos. Apenas alguns jogos realmente parecem jogos de interpretação de papéis para mim. A maioria deles são jogos da Bethesda. Quando penso em interpretação de papéis, penso em jogos de mesa como Vampiro a Máscara, D&D, etc onde um mestre de jogo pode ter uma história abrangente para os jogadores seguirem, mas os personagens dentro dela e as decisões que tomam são dos jogadores.

Um Mestre de Jogo não entrega fichas de personagem e leem um roteiro. Eles simplesmente preparam o cenário, e os jogadores fazem o resto. Em Starfield, você pode ser um membro da Constelação, mas o resto é com você.

Quais habilidades você é bom, quem você valoriza como amigos, com quais facções você se alinha, ou para onde você vai, tudo depende de você. Você pode jogar 80 horas sem nem tocar na missão principal, se isso for o que desejar. Você pode perder dias explorando planetas e construindo postos avançados, ou nem se dar ao trabalho de fazer nenhum dos dois e isso, pra mim é o mais fascinante de Starfield e uma das coisas que a Bethesda sabe fazer de melhor; jogos não lineares me cativam como jogador, aqueles jogos que você pode ser o que você quiser, pode fazer o que você quiser e tá tudo bem!

Você pode comprar ou roubar as naves que pilota ou construir uma montando peças como se fossem Lego. Exploradores e ladrões, piratas e caçadores de recompensas, mineiros e soldados. Quem você quiser ser, você pode ser em Starfield. Se ficar entediado, outras opções estão sempre disponíveis pra você.

Cada estrela no céu pode estar a anos-luz de distância uma da outra. Mas quando olhamos para o céu à noite, todas se juntam para iluminar a infinita extensão sobre a qual contemplamos.

Cada missão, planeta e mecânica de jogo compõem as luzes no céu de Starfield, algumas podem brilhar mais intensamente, enquanto outras se apagam, mas cada uma torna a experiência completa. Às vezes, simplesmente por ser uma opção, mesmo que seja uma que você nunca escolhe explorar.

Experiência evoluída

Confesso que, à primeira vista, odiei Starfield e vendo coomentários de colegas nas redes sociais, aparentemente isso foi algo bem comum. Raramente utilizo a viagem rápida em jogos de mundo aberto e nunca em um jogo da Bethesda, o problema é que em Starfield você não tem escolha, há muita coisa pra ver e quaisquer outra coisa que fugisse disso ia tornar tudo ainda mais massivo e confuso.

Isso foi parcialmente culpa do jogo, já que a introdução às viagens é feita através da viagem rápida em um menu. Eu saltava entre planetas na velocidade da luz, literal e metaforicamente. Completava uma missão em uma caverna e voltava para a Pousada da Constelação, a anos-luz de distância. Isso me incomodou um pouco pois eu esperava algo mais ‘real’ mas depois, analisando um pouco mais, vi que realmente essa é a melhor opção, viagens repetitivas e passagens curtas entre um planeta e outro poderia tornar a experiência chata e foi um pouco disso que senti jogando No Man’s Sky.

Mas confesso que essa primeira vista me fez a imensa natureza do jogo parecer compacta e claustrofóbica. Por um tempo eu senti que estava jogando o jogo por meio de um menu e questionava para que servia minha nave. Fazia com que qualquer atividade que eu quisesse fazer parecesse estar marcando itens de uma lista, fosse uma missão ou tentando fazer algo por conta própria.

Usando co o exemplo um dos meus jogos favoritos – e coincidentemente, ou não, também da Bethesda – Skyrim, eu nunca utilizei a viagem rápida, exceto para chegar ao Alto Hrothgar, porque as milhares de escadas eram complicadas haha. Mas a razão pela qual eu jogava dessa forma era porque eu tinha a sensação de que perderia a aventura ao longo do caminho. Os encontros aleatórios, a coleta de recursos e a atmosfera geral do jogo. As coisas exatas que ajudam a tornar os jogos da desenvolvedora imersivos. Depois de um tempo, decidi tentar novamente. Criei um novo personagem em Starfield e comecei de novo.

Brincando com os controles da nave e os menus, descobri que, embora não seja possível removê-la completamente, o extremo da viagem rápida é opcional. Na verdade, a viagem rápida realmente contorna algumas das restrições de salto da sua nave, que normalmente exigiriam uma nave melhorada. Descobri que, em vez de teleportar para o meu destino, poderia saltar de sistema em sistema no caminho e depois pousar e sair da minha nave. Algumas dessas ações ainda precisavam ser feitas por meio de um menu, mas eu também podia fazer algumas delas por meio da minha nave, como saltar para planetas próximos.

Enquanto estava em solo de planetas, sempre tinha a opção de teleportar de volta para minha nave se fosse realmente inconveniente. Mas também tinha a liberdade de voltar por conta própria. Tudo isso mudou algumas coisas para mim.

Primeiro, pude realmente usar minha nave. Isso significava que encontrei encontros aleatórios, sejam eles piratas, campos de asteroides para minerar, naves abandonadas ou até mesmo estações espaciais para atracar.

O mais importante, pousar e saltar entre sistemas ainda oferecia pseudo-telas de carregamento na forma de animações pré-definidas. Mas me deu a sensação de me deslocar entre locais, em vez de teleportar. Isso fez uma grande diferença na minha capacidade de me envolver na experiência, mesmo que eu estivesse fazendo praticamente a mesma coisa de antes, mas dessa vz eu senti a experiência mais “palpável”.

Levar o seu tempo é algo necessário para desfrutar de um jogo como Starfield, pois é, na verdade, uma jornada lenta. A quantidade impressionante de coisas que você pode fazer é melhor apreciada em um ritmo moderado, em vez de uma explosão de dopamina acelerada, então, paciência, principalmente se sua jornada e exploração não estiver muito animada, provavelmente logo ficará.

Um jogo como Starfield não se trata de gratificação instantânea, mas de ser gratificante o tempo todo, mas em níveis variados. Seus momentos de alta são mais altos porque não são constantes. Você tem muita ação, mas eles são intercalados com momentos de serenidade e exploração.

Exploração

Há um universo para se perder, e o jogo sempre se certifica de que você tenha várias opções à sua disposição, seja uma série de missões em cada assentamento ou simplesmente coisas para fazer. Você pode pousar em qualquer lugar de um planeta, e uma grande parte ao redor da sua zona de pouso é gerada proceduralmente. Você pode explorar, minerar recursos ou fazer um levantamento do planeta, semelhante a No Man’s Sky. Mas também haverá inúmeros pontos de interesse ao redor.

Talvez haja um antigo laboratório que foi tomado por piratas, uma caverna antiga para investigar ou simplesmente uma vida selvagem agressiva para mantê-lo envolvido. Outras naves podem pousar nas proximidades, e se você investigar, pode ter encontros amigáveis adicionais ou combates. Você até pode embarcar e roubar a nave! Ou seja, as vezes mesmo o mundo parecendo morto e sem vida, tudo pode mudar muito rápido, assim como você vai ver locais que parecem realmente vivos e isso é outro dos pontos mais fascinantes de Starfield pra mim.

Você pode encontrar um posto avançado totalmente aleatório com uma missão gerada ou simplesmente uma loja. O grande ponto é que tudo parece bastante orgânico e é legitimamente divertido de explorar. A beleza disso é que você pode se envolver com o máximo ou o mínimo de qualquer aspecto do conteúdo de Starfield que desejar, e no seu próprio ritmo. Você pode construir um posto avançado por uma hora e decidir que deseja atacar aquela fábrica próxima, ou optar por sair daquele planeta para fazer algumas missões e depois voltar mais tarde.

Sempre achei melhor simplesmente deixar o jogo me absorver. Ficar desviado em Starfield não era um erro, era um recurso. Por exemplo, descobri que precisava de um tipo de recurso para o meu posto avançado e decidi que poderia fazer uma missão de levantamento enquanto tentava encontrar um planeta com o que precisava. Pulei para um sistema para fazer a pesquisa, ouvi um pedido de socorro e decidi que precisava atender.

Criação de Personagem

Starfield possui um criador de personagens bastante completo, no qual você pode passar horas simplesmente criando a aparência do seu personagem. Além disso, você escolhe um histórico que apresenta algumas habilidades iniciais e seleciona algumas características opcionais. Algumas características podem impactar bastante sua experiência.

Após a criação do personagem, existem cinco árvores de habilidades divididas em categorias como social, combate e ciência, e acho que não há uma única linha de habilidades no jogo que não pareça substancial.

A abordagem de Starfield para abrir fechaduras é a melhor iteração do minijogo que já vi, e sem habilidades avançadas, você não pode abrir fechaduras de nível mais alto. Portanto, nada de trapaça como em Skyrim. A persuasão pode desempenhar um grande papel nas missões, te dando diversas opções de resultado se você a buscar.

Se a pesquisa de planetas lhe atrai. As habilidades relacionadas a ela fazem uma diferença impactante que você pode sentir, à medida que pesquisa mais rápido, mais fácil e a distâncias maiores para que você não precise enfiar o nariz na bunda de uma aranha alienígena para escaneá-la. Se você deseja investir na criação, isso compensa com suas habilidades dando a você a capacidade de personalizar suas armas e trajes a seu gosto.

Não há uma maneira errada de jogar, e os caminhos que você escolher impactarão bastante COMO você joga. Não há limite de nível, então, com tempo suficiente, você PODE obter todas as habilidades, mas isso levaria muito tempo, e novamente, a jornada vem antes do destino. As habilidades que você escolhe tornam sua jornada única.

Combate

O combate de Starfield é excelente, e as opções disponíveis para você variam muito de acordo com sua escolha de armas e habilidades. A maneira como o combate se desenvolve também muda com base na gravidade do planeta em que você está. Por exemplo, minas terrestres podem ser arremessadas como discos voadores com a baixa gravidade, o que lhes dá um uso alternativo satisfatório.

Os inimigos geralmente reagem bem aos tiros, eles podem ser desestabilizados ou até tentar se afastar quando são derrubados. Os pacotes de impulso podem ser detonados, fazendo-os voar, e quando superados, muitos até tentarão fugir para uma posição melhor. Eles quase sempre tentam se proteger, e é bom ter inimigos que realmente valorizam a autopreservação, pelo menos um pouco.

O combate espacial é igualmente satisfatório, mas há muito menos margem para erro, pelo menos nas dificuldades mais difíceis. Você não pode exatamente se proteger no espaço, e na maioria das vezes será você contra várias naves. Você pode alternar a energia entre diferentes aspectos de sua nave, como armas e escudos, e, com a habilidade certa, pode até entrar em um sistema de mira semelhante ao VATS para desativar partes específicas de uma nave inimiga, como os motores. Isso permite que você embarque nelas e, sim, roube a nave se quiser.

Conclusão

Starfield é um marco no mundo dos jogos por te dar a impressão de que você pode ser e fazer o que você quiser, um jogo que oferece uma experiência verdadeiramente épica em uma escala intergaláctica. Sua imensa liberdade de escolha, a capacidade de jogar do seu jeito e o profundo sistema de criação de personagens tornam-no um dos melhores jogos de sua geração. Apesar de alguns problemas técnicos e de design, Starfield brilha intensamente nas profundezas do espaço e oferece uma experiência que irá cativar jogadores e fãs de ficção científica por muitos anos. Junte-se à Constelação e embarque nesta odisseia espacial épica.

Cópia de PC para review foi cedida gentilmente pela Bethesda. Review feita em parceria com Luan Veríssimo, diretor de conteúdo.

Jornalista e professor de comunicação. Eu falo muito de bonecos. Since 1986.

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